Campanhas

A partir do nosso trabalho de escuta sistemática de lideranças e instituições, o Observatório vem produzindo periodicamente campanhas colaborativas de enfrentamento à desinformação sobre temas específicos identificados como relevantes a partir da combinação de diferentes estratégias online e offline. As campanhas são pensadas e produzidas junto com as lideranças ouvidas no processo de escuta.  

Cristãos contra a desinformação

Período: fevereiro/2025 a maio/2025 

Compreendendo a presença das igrejas em diversas comunidades em que atuamos, consideramos muito importante trabalhar junto ao público cristão no enfrentamento à desinformação. Escutamos 21 lideranças cristãs e, juntos, construímos ações presenciais e digitais que culminaram no encerramento com uma Rua de Lazer.

Temas como a presença das mulheres na bíblia, o acolhimento à comunidade LGBTQIAP+, crise climática e direitos sociais foram abordados nesses encontros. A Rua de Lazer reuniu atividades para crianças e adultos, envolvendo desde oficinas de rima e apresentações musicais até corte de cabelos e assessoria jurídica para abrir espaço para um diálogo sobre a desinformação que acontece nos grupos cristãos.

O grande destaque da campanha foi a produção do boletim de fé, um arquivo de áudio em formato devocional e narrado por lideranças cristãs, disparado via whatsapp, recurso já utilizado por várias lideranças, que partia de uma reflexão teológica bíblica para abordar temas que estão sendo atravessados pela desinformação.

O quinto elemento do hip hop: enfrentamento à desinformação nas batalhas de rima 

Período: dezembro/2024 a fevereiro/2025 

Após identificar em escutas que a desinformação no hip hop prejudicava a história e o desenvolvimento deste movimento, além de dificultar o enfrentamento ao preconceito às batalhas de rima, elaboramos, em parceria com MCs de diferentes regiões da RMBH, um dia inteiro de atividades para debater e enfrentar a questão da desinformação no meio das batalhas de rima.

O evento aconteceu na Casa Semifusa, importante ponto de produção cultural em Ribeirão das Neves, e contou com distribuição de cartilhas sobre racismo algorítmico e desinformação, doação de livros, grafite e inauguração de geloteca, duas rodas de conversa – sobre resistência e informação; e sobre desenvolvimento de carreira e leis de incentivo – finalizando com uma batalha de rimas, baseada nos temas discutidos ao longo de todo dia, como Consciência Social, Representatividade, Desinformação, Internet e Acesso ao Conhecimento.

O enfrentamento localizado à desinformação eleitoral 

O objetivo da campanha foi promover ações de conscientização sobre o processo eleitoral, uma vez que escutamos de uma série de lideranças que a falta de conhecimento sobre o tema é muito alta e os territórios onde moravam acabavam sendo vítimas de muitos oportunistas no período eleitoral em decorrência disso. A partir desse objetivo, produzimos vídeos informativos sobre o tema para as redes sociais e para mandar no whatsapp das lideranças, para que elas reencaminhassem aos moradores. Além disso, produzimos folders com informações simplificadas, voltadas ao público geral e cartilhas com informações mais detalhadas sobre o processo eleitoral , voltadas às lideranças. Os materiais impressos foram distribuídos para 25 lideranças de dez territórios da cidade de Belo Horizonte. Além disso, fizemos quatro rodas de conversa presenciais nos territórios com a proposta de “tira-dúvidas” sobre o processo eleitoral.  

CONHEÇA OS MATERIAIS PRODUZIDOS

O certo pelo nosso teto 

Período: maio a setembro/2024 

Uma das pautas mais compartilhadas pelas lideranças e entidades com quem conversamos é o acesso à moradia digna, que se relaciona com a garantia de quase todos os demais direitos sociais. Diante disso e da persistência de amplas desinformações sobre o direito à moradia, que frequentemente criminalizam e deslegitimam movimentos organizados para a luta por esse direito, o Observatório desenvolveu a campanha o Certo Pelo Nosso Teto. A campanha, feita em articulação com outras 18 entidades, combinou uma série de ações unificadas pelo objetivo de legitimar as lutas por moradia digna na Região Metropolitana de BH, principalmente junto ao público que menos tem acesso a esse direito. Ao todo, produzimos identidade visual, 33 conteúdos para redes sociais, seis unidades de uma miniexposição sobre o direito à moradia. que foram distribuídas em diferentes territórios, além de 5 cineclubes e um plantão tira-dúvidas sobre o Minha Casa Minha Vida no Morro do Papagaio. 

Arrume seu título

Período: abril/2024 

Diante das abundantes desinformações sobre o processo eleitoral ocorridas em 2022, que chegaram a motivar a tentativa de golpe no começo de 2023, o Observatório Participativo da Desinformação se propôs a fazer uma campanha para incentivar a participação política e legitimar o processo eleitoral no período de regularização do título de eleitor em 2024, ano de eleições municipais. A campanha foi pensada e produzida junto com a Teia de Criadores, organização dedicada a apoiar produtores de conteúdo em Belo Horizonte e organizar campanhas de promoção da cidadania e de defesa da democracia na cidade. O objetivo da campanha foi incentivar a juventude a tirar o título de eleitor e incentivar a população adulta e também pessoas com deficiência a regularizarem sua documentação e garantirem o direito ao voto. A campanha produziu uma identidade visual, uma série de vídeos tanto com produtores de conteúdo associados à Teia de Criadores, como com lideranças comunitárias, além de contar com a distribuição de panfletos por parte das lideranças parceiras.

keyboard_arrow_up
Ir para o conteúdo