Para saber ainda mais sobre o fenômeno da desinformação, explore nossas indicações e materiais produzidos em colaboração com nossa rede de parceiros e lideranças comunitárias. Compartilhe e auxilie no enfrentamento à desinformação.
Biblioteca
Escolha a categoria que deseja acessar
Materiais produzidos pelo Observatório Participativo da Desinformação que você pode baixar e compartilhar
Pesquisas desenvolvidas pelos membros do Observatório Participativo da Desinformação sobre o trabalho desenvolvido no enfrentamento à desinformação
Artigos jornalísticos e acadêmicos, pesquisas, podcasts, materiais audiovisuais que o Observatório Participativo da Desinformação indica
É cada vez mais evidente o papel devastador das mentiras sobre temas diversos na cena pública contemporânea. Fale-se de saúde, de política, de educação ou mesmo da vida de celebridades. São constantes as inverdades que circulam a todo vapor, de formas mais ou menos visíveis no cotidiano. Alimentando teorias da conspiração, cenários de incerteza e a deslegitimação de pessoas e instituições, as chamadas fake news se entranham na sociedade, passando a afetar profundamente não apenas as relações pessoais, mas as políticas públicas, os conflitos sociais e os debates sobre questões coletivas, para citar alguns exemplos.
Apesar da centralidade deste fenômeno e de sua onipresença, há muita divergência e confusão na definição de seus termos básicos. Além disso, muitos dos conceitos estão em língua estrangeira, o que dificulta ainda mais a compreensão pelo grande público.
Para elucidar os entendimentos dos quais partimos aqui no Observatório, elaboramos uma lista de palavrões em torno do tema da desinformação e traduzimos as suas definições.
Navegue pelo nosso glossário!